Sobre a Enfermagem

"A enfermagem é uma arte; e para realizá-la como arte, requer uma devoção tão exclusiva, um preparo tão rigoroso, como a obra de qualquer pintor ou escultor; pois o que é tratar da tela morta ou do frio mármore comparado ao tratar do corpo vivo ''0 templo de espirito de Deus'. É ums das artes; pode-se-ia dizer, a mais bela das artes" Florence Nighthingale

Menu Horizontal

quinta-feira, 4 de setembro de 2014

Falando sobre coisa séria: EBOLA!


          Ultimamente tem saído em vários tipos de meios de informação e canais de notícias matérias sobre o vírus Ebola. Muita gente já está por dentro do assunto, mas você sabe o que é o Ebola?
          Para começar Ebola é vírus, também conhecido como Febre Hemorrágica. O nome é bem sugestivo.

          "Se contraído, o Ebola é uma das doenças mais mortais que existem. É um vírus altamente infeccioso que pode matar mais de 90% das pessoas que o contraem, causando pânico nas populações infectadas." -  Organização Humanitária Internacional Médicos Sem Fronteiras (MSF)

          Atualmente, o mundo está sofrendo com uma epidemia seríssima desse vírus, principalmente no continente africano. Segundo notícias recentes o vírus já matou quase 2 mil pessoas na África. O número é assustador, pois mesmo sendo baixo em relação a outras epidemias que já sofremos esse número pode aumentar rapidamente e os atuais esforços para conter o vírus têm se mostrados pouco eficientes. Resumindo, esse vírus pode chegar ao Brasil e fazer uma bela "farra" por aqui.
          Aqui vão algumas informações do site da MSF para você ficar mais por dentro do assunto. Não vamos deixar para lá esse assunto só por não ter chegado ao Brasil, pois enquanto não for controlado por lá, a doença pode chegar a qualquer outra parte do mundo. Já viu o filme Epidemia, por acaso? Não é tudo ficção na obra, alguns termos são cientificamente comprovados. Como o caso da virulência, ou seja, a capacida/facilidade que alguns vírus tem de se espalhar. Melhor ficar esperto.
          Conheça mais aqui:

          O Ebola pode ser contraído tanto de humanos como de animais. O vírus é transmitido por meio do contato com sangue, secreções ou outros fluídos corporais.
          Agentes de saúde frequentemente são infectados enquanto tratam pacientes com Ebola. Isso pode ocorrer devido ao contato sem o uso de luvas, máscaras ou óculos de proteção apropriados.
          No início, os sintomas não são específicos, o que dificulta o diagnóstico.
A doença é frequentemente caracterizada pelo início repentino de febre, fraqueza, dor muscular, dores de cabeça e inflamação na garganta. Isso é seguido por vômitos, diarreia, coceiras, deficiência nas funções hepáticas e renais e, em alguns casos, sangramento interno e externo.
          Os sintomas podem aparecer de dois a 21 dias após a exposição ao vírus. Alguns pacientes podem ainda apresentar erupções cutâneas, olhos avermelhados, soluços, dores no peito e dificuldade para respirar e engolir.
          Infecções por Ebola só podem ser diagnosticadas definitivamente em laboratório, após a realização de cinco diferentes testes.
          Ainda não há tratamento ou vacina específicos para o Ebola.


Fonte:
MSF > http://www.msf.org.br/o-que-fazemos/atividades-medicas/ebola
          

Nenhum comentário:

Postar um comentário