Sobre a Enfermagem

"A enfermagem é uma arte; e para realizá-la como arte, requer uma devoção tão exclusiva, um preparo tão rigoroso, como a obra de qualquer pintor ou escultor; pois o que é tratar da tela morta ou do frio mármore comparado ao tratar do corpo vivo ''0 templo de espirito de Deus'. É ums das artes; pode-se-ia dizer, a mais bela das artes" Florence Nighthingale

Menu Horizontal

segunda-feira, 10 de março de 2014

Descobrindo os efeitos da Cafeína no organismo

     

     A pauta de hoje é a paixão de muitos, a cafeína. Há quem não goste ou não beba, mas há quem não viva sem. Nós, como estudantes universitários, fazemos bastante uso dessa substância para ficar horas e horas acordados estudando. Há quem diga também que a cafeína ajuda no aprendizado por ser um estimulante neural. Mas será que a cafeína trás riscos à saúde?
     A verdade é que a cafeína, substância presente no nosso querido cafezinho de todos os dias, ao ser ingerida causa um sensação de bem-estar e também é um ótimo aliado nos estudos, pois estimula a liberação da dopamina, o hormônio responsável por ativar as áreas de atenção do cérebro e assim aumentar nossa produtividade. Daí o seu uso pelos estudantes e por muitos trabalhadores.
     Mas como nem tudo são flores na vida, a cafeína pode trazer risco sim! Desde que seja ingerida em excesso. Ela pode causar problemas como insônia, hiperatividade, irritabilidade, pirose (azia) e até quadros de psicose. Como já diz nossas mães: Tudo demais é veneno!
     Alguns estudos apontam que a quantidade de cafeína que deve ser ingerida por dia não pode ultrapassar os 400 miligramas por dia e nas mulheres grávidas esse número cai pela metade, 200 miligramas.
     No mais, o café pode trazer benefícios ao coração, cérebro, evitar derrames, aumentar nosso desempenho nos estudos ou no trabalho, mas desde que não passemos da dose! Uma informação bem importante também é que o café não emagrece! Algumas dietas colocam a cafeína como uma das saídas para o emagrecimento, contudo é uma informação falsa! Aliás, as dietas podem ser um bom tema para tratarmos aqui, pois mais da metade das pessoas que recorrem a dietas fazem isso da maneira errada!
     Então gente, vocês já sabem podem fazer uso a vontade do café, mas tudo tem limite!

OBS: Se você tiver problemas intestinais como gastrite é bom evitar o café, por ele ser ácido!


Fontes:
TERRA > http://saude.terra.com.br/nutricao/cafeina-faz-bem-ou-mal-a-saude-descubra-em-8-fatos,c64d0641dd31b310VgnVCM3000009acceb0aRCRD.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário