Sobre a Enfermagem

"A enfermagem é uma arte; e para realizá-la como arte, requer uma devoção tão exclusiva, um preparo tão rigoroso, como a obra de qualquer pintor ou escultor; pois o que é tratar da tela morta ou do frio mármore comparado ao tratar do corpo vivo ''0 templo de espirito de Deus'. É ums das artes; pode-se-ia dizer, a mais bela das artes" Florence Nighthingale

Menu Horizontal

quarta-feira, 5 de março de 2014

Elas também brincaram o Carnaval!


Como vocês bem sabem, nos últimos dias aconteceu uma das maiores festas do Brasil e do mundo: o Carnaval. É, sem dúvida, uma época muito festiva, cheia de alegria, folia, animação, namoro, pegação e por aí vai...
Por causa disso, o Governo dá uma reforçada nas Campanhas de Saúde que visam a prevenção de doenças sexualmente transmissíveis como a AIDS, por exemplo. E a gente meio que cansa de ver tanta propaganda aconselhando e incentivando o uso da camisinha. Claro que é de uma importância imensa ficar batendo nessa tecla, pois, segundo algumas pesquisas o número de AIDS ainda costuma aumentar depois do Carnaval sem falar do número de nascimentos nove meses depois. Mas hoje nós não iremos falar disso, o Governo já faz um bom trabalho em relação a isso. Nós iremos falar de outro tipo de doença que também se transmite por um ato sexual: o BEIJO. Isso mesmo, o beijo é um ato sexual e pode transmitir uma doença bem comum em época de Carnaval que é a Mononucleose.
Muitos agora estão pensando: LASCOU!!!
Bom, ainda não é o caso de se desesperar, a pessoa ou as pessoas que você beijou tem que estar contaminadas para te transmitir a Mononucleose meio óbvio, né?. Essa informação é muito importante, mas não é tão divulgada.
Vamos entender um pouco a doença, como descobrir se você pode estar com ela e o que fazer caso duvide que esteja.
Mononucleose é uma doença causada pelo vírus Epstein-Baar, do mesmo grupo do herpes. Ela é transmitida pela saliva contaminada num contato íntimo entre as pessoas, por isso é conhecida como “doença do beijo”. E não é só isso, alguns casos podem ocorrer pelo compartilhamento de copos, por exemplo.
Para saber se você está contaminado(a) é preciso fazer exames clínicos e laboratoriais, como exame de sangue. Caso seja confirmado, temos uma boa e uma má notícia. A má é que não tem tratamento! A boa é que seu corpo produzirá anticorpos e matará o vírus por conta própria, depois disso você ficará imune, mas o vírus pode permanecer muito tempo no organismo e você poderá infectar outras pessoas. O indicado é apenas descanso e tratamento dos sintomas que possam aparecer, tipo febre e dor de garganta. Para se proteger mesmo só escolhendo melhor quem beijar...
Nós até pedimos desculpa por não ter falado disso antes do Carnaval, agora pode ser tarde pra alguns. Mesmo assim, se você abusou do beijo nesse Carnaval é bom se ligar no que dissemos aqui e ver se você além de pegar aquele gato ou gata também pegou a danada da Mononucleose.
Nós sinceramente esperamos que não. Mas no próximo Carnaval não abra brecha para sorte.

Até a próxima.


Fonte:
TERRA > http://saude.terra.com.br/doencas-e-tratamentos/comum-no-carnaval-doenca-do-beijo-pode-ser-confundida-com-a-gripe,5767c62f80fac310VgnVCM3000009acceb0aRCRD.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário