Como
vocês bem sabem, nos últimos dias aconteceu uma das maiores festas do Brasil e
do mundo: o Carnaval. É, sem dúvida, uma época muito festiva, cheia de alegria,
folia, animação, namoro, pegação e por aí vai...
Por
causa disso, o Governo dá uma reforçada nas Campanhas de Saúde que visam a
prevenção de doenças sexualmente transmissíveis como a AIDS, por exemplo. E a
gente meio que cansa de ver tanta propaganda aconselhando e incentivando o uso
da camisinha. Claro que é de uma importância imensa ficar batendo nessa tecla,
pois, segundo algumas pesquisas o número de AIDS ainda costuma aumentar depois
do Carnaval sem falar do número de nascimentos nove meses depois.
Mas hoje nós não iremos falar disso, o Governo já faz um bom trabalho em
relação a isso. Nós iremos falar de outro tipo de doença que também se
transmite por um ato sexual: o BEIJO. Isso mesmo, o beijo é um ato sexual e
pode transmitir uma doença bem comum em época de Carnaval que é a Mononucleose.
Muitos
agora estão pensando: LASCOU!!!
Bom,
ainda não é o caso de se desesperar, a pessoa ou as pessoas que
você beijou tem que estar contaminadas para te transmitir a Mononucleose meio óbvio,
né?. Essa informação é muito importante, mas não é tão divulgada.
Vamos
entender um pouco a doença, como descobrir se você pode estar com ela e o que
fazer caso duvide que esteja.
Mononucleose
é uma doença causada pelo vírus Epstein-Baar, do mesmo grupo do herpes. Ela é
transmitida pela saliva contaminada num contato íntimo entre as pessoas, por
isso é conhecida como “doença do beijo”. E não é só isso, alguns casos podem
ocorrer pelo compartilhamento de copos, por exemplo.
Para saber se você está
contaminado(a) é preciso fazer exames clínicos e laboratoriais, como exame de
sangue. Caso seja confirmado, temos uma boa e uma má notícia. A má é que não
tem tratamento! A boa é que seu corpo produzirá anticorpos e matará o vírus por
conta própria, depois disso você ficará imune, mas o vírus pode permanecer
muito tempo no organismo e você poderá infectar outras pessoas. O indicado é
apenas descanso e tratamento dos sintomas que possam aparecer, tipo febre e dor
de garganta. Para se proteger mesmo só escolhendo melhor quem beijar...
Nós
até pedimos desculpa por não ter falado disso antes do Carnaval, agora pode ser
tarde pra alguns. Mesmo assim, se você abusou do beijo nesse Carnaval é bom se
ligar no que dissemos aqui e ver se você além de pegar aquele gato ou gata
também pegou a danada da Mononucleose.
Até
a próxima.
Fonte:
TERRA > http://saude.terra.com.br/doencas-e-tratamentos/comum-no-carnaval-doenca-do-beijo-pode-ser-confundida-com-a-gripe,5767c62f80fac310VgnVCM3000009acceb0aRCRD.html
Fonte:
TERRA > http://saude.terra.com.br/doencas-e-tratamentos/comum-no-carnaval-doenca-do-beijo-pode-ser-confundida-com-a-gripe,5767c62f80fac310VgnVCM3000009acceb0aRCRD.html

Nenhum comentário:
Postar um comentário