Discutir saúde também é quebrar alguns mitos sobre várias coisas. Muitas vezes esses mitos estão tão enraizados que fica muito difícil convencer de que não é realmente como disseram. Um dos exemplos mais conhecidos é o de que beber água durante as refeições ou assim que terminá-las pode engordar. Algumas pessoas dizem que esse hábito pode até causar anemia.
A verdade é que tudo depende da quantidade. Segundo pesquisas, podemos ingerir até 250 ml de água nas refeições, ou após elas, sem que isso interfira no ganho de peso ou na digestão, nem causar algum déficit de absorção. Contudo, quantidades superiores a esse limite podem digerir demais o suco gástrico e causar algumas alterações não muito favoráveis ao nosso organismo.
Na maioria das vezes, as pessoas que costumam dizer que beber água nas refeições aumenta o peso se baseiam no fato de que ao ingerir o alimento e o líquido o nosso estômago expande, o que é normal em qualquer refeição. No entanto, o tamanho do nosso estômago volta ao normal quando o volume passar para o nosso intestino, ou seja, durante a digestão.
Há também quem diga que beber água antes das refeições emagrece. Cá entre nós, o que teria a água para causar emagrecimento? Na verdade, isso está ligado ao fato de que ao beber água o nosso estômago se preenche um pouco e isso causa uma certa sensação de saciedade. Com isso, a pessoas come menos e pode até emagrecer, mas de uma forma nada saudável! Emagrecer ou fazer dieta SOMENTE com o auxílio de um profissional devidamente qualificado. Aí sim!
Então, gente, está liberado beber água durante as refeições, mas tomem cuidado com o limite de líquido que vão ingerir, respeitem o limite de 250 ml e não terão problemas. Sem falar que beber água, ainda mais em dias quentes, é vital! Devemos beber em média de 2000 a 2500 ml por dia. Somos movidos a água!
Até a próxima!
Fontes:
Minha Vida > http://www.minhavida.com.br/alimentacao/materias/17419-ingerir-agua-nas-refeicoes-nao-engorda-mas-bebidas-acucaradas-sim

Nenhum comentário:
Postar um comentário