Sobre a Enfermagem

"A enfermagem é uma arte; e para realizá-la como arte, requer uma devoção tão exclusiva, um preparo tão rigoroso, como a obra de qualquer pintor ou escultor; pois o que é tratar da tela morta ou do frio mármore comparado ao tratar do corpo vivo ''0 templo de espirito de Deus'. É ums das artes; pode-se-ia dizer, a mais bela das artes" Florence Nighthingale

Menu Horizontal

terça-feira, 4 de março de 2014

O Terror dos Homens e o Terror das Mulheres

     Uma coisa é certa: Nunca teremos para sempre o corpo que temos nos melhores dias de nossa juventude. E existem algumas coisinhas que com o tempo nos causarão certa preocupação. No lugar principal ou no topo da lista, como queiram chamar, estarão diferentes coisas dependendo do seu sexo e da sua genética também. Porém o mais comumente encontrado são, no caso dos homens, a calvice e, no casos das mulheres, as estrias e celulites. Como nosso corpo, assim como a aparência dele, tem relação direta com o nosso bem-estar, achamos interessante abordar esse tema. Primeiro, vamos entender esses "vilões" da idade.
     Nas mulheres o grande problema são as estrias que surgem quando há uma oscilação brusca de peso ou altura. Essas marquinhas são uma ruptura das fibras de colágeno e elastina, responsáveis pela elasticidade, que estão localizadas na camada mais profunda da pele, a derme. Elas costumam aparecer quando há mudanças físicas, como a puberdade, gravidez ou obesidade. Para evitar a ruptura, indica-se manter a pele sempre hidratada e uma alimentação balanceada. Já a respeito da celulite, a causa mais comum é a presença de bactérias como estafilococos e estreptococosA pele normal possui muitos tipos de bactérias vivendo nela. Quando há uma ruptura na pele, estas bactérias podem causar uma infecção de pele. E causas o que conhecemos como celulite. Em todo caso, manter uma boa higiene, ter uma boa alimentação e cuidar da saúde da pele é fundamental. É isso ou ficar com a pele assim:
ESTRIAS
CELULITE


     No homem o vilão é a calvice. Ela atinge mais os homens porque a raiz do problema está no hormônio chamado de testosterona. Esse carinha aí ao chegar no coro cabeludo e nas raízes dos cabelos sofre algumas reações e dessas reações ocorre a liberação de outras substâncias de nome complicado. O resultado disso é que há danos nas raízes e nos bulbos capilares o que diminui a velocidade de crescimento dos fios assim como sua multiplicação e renovação. O resultado final dessa cascata de reações é isso aí:
CALVICE


        Muitos homens quando começam a perceber que estão com calvice se desesperam e passam a utilizar todo tipo de produto que promete curar a calvice. No entanto, é jogar dinheiro fora! Pois a "cura" para esse processo ainda está sendo desenvolvida e a promessa é que se chegue ao mercado em 2 anos.
     O fato é que nem todo mundo liga muito para essas mudanças pela qual o corpo passa. Afinal, na maioria das vezes, é um processo fisiológico, ou seja, natural.  De todo modo, para os que se preocupam vale se cuidar e estar sempre fazendo seus exames de rotina. Não sabemos aí na sua região, mas aqui na nossa a consulta a um dermatologista é quase que obrigatória para se manter uma boa saúde da pele, pois a exposição aos raios de sol podem causar danos graves a esse órgão a pele.
      Em todo caso, o nosso conselho é sempre manter a saúde da pele, isso inlcui o couro cabeludo, 'em dia'. Se importando ou não com sua aparência, a nossa pele server para uma infinidade de outras coisas sem as quais ficaríamos encrencados.
        Até a próxima.



Fontes: 
Dráuzio Varella > http://drauziovarella.com.br/letras/c/calvicie-2/
Terra > http://www.terra.com.br/saude/infograficos/curiosidades-sobre-a-saude/
Minha Vida > http://www.minhavida.com.br/saude/temas/celulite

Nenhum comentário:

Postar um comentário